Pular para o conteúdo principal

Manifesto por um design brasileiro

"manifesto por um design brasileiro

Em setembro de 2008, durante a realização da primeira brazil design week no museu de arte moderna do rio de janeiro, foram discutidos assuntos da maior importância para a cena atual do design brasileiro, e conclamou-se a realização de um encontro das associações nacionais e regionais de design para, junto com outras entidades de promoção da área, discutir-se uma pauta comum de atuação nacional que visasse o reconhecimento e o crescimento ordenado da atividade no país.
Esta conclamação resultou no encontro promovido pelo centro design rio na sede do instituto nacional de tecnologia no rio de janeiro, em 28 de novembro de 2008, onde representantes da abedesign, adp, adg brasil, apdesign-rs, adegraf-df, centro design rio e outros convidados (firjan, secretaria de desenvolvimento do estado do rj, esdi), propuseram a criação de um fórum de discussão permanente e de representação conjunta de todas as entidades associativas ligadas ao design no país, sempre que isso se fizer necessário, no encaminhamento de questões com o poder público e com a sociedade.
Foi criado então o fórum brasil design, que se propõe a congregar e representar todas as associações profissionais e acadêmicas da área, além dos centros de promoção de design do pais. esse fórum tem por principal objetivo a defesa dos interesses e o crescimento do design brasileiro, seja regional, nacional ou internacionalmente, agindo como principal representante da categoria, com apresentação e voz única no encaminhamento e defesa de suas pautas maiores.
O fórum mantém a identidade e independência de cada um de seus componentes, ajudando-os na sua organização, estimulando o seu crescimento e fortalecimento junto à comunidade de designers e à sociedade brasileira. por sua vez, seus componentes se comprometem a seguir e apoiar com todos os recursos disponíveis este manifesto, a agenda e as metas do fórum.
O fórum brasil design lutará, entre outras coisas, pelo reconhecimento do design como ferramenta fundamental na construção de uma sociedade mais sustentável nos seus aspectos econômico, social, cultural e ambiental e, portanto, entendido, respeitado e fomentado por entidades governamentais, educacionais, federações, associações e outras entidades representativas.

O fórum brasil design terá como base da sua atuação os seguintes princípios:

Por um design brasileiro ético.

Por um design brasileiro identificado pela criatividade, qualidade e profissionalismo, produzido por designers qualificados, desenvolvendo de forma responsável objetos, sistemas, serviços e mensagens que atendam a requisitos estéticos, funcionais e comerciais.

Por um design brasileiro social, econômica e ambientalmente sustentável, que atue na melhoria da qualidade de vida e do quadro social e ambiental, colocando-se um passo adiante das demandas atuais em benefício desta e das próximas gerações.

Por um design brasileiro reconhecido pela sociedade como um elemento fundamental para o seu desenvolvimento, na construção de valores e no fortalecimento da imagem nacional através do uso efetivo do design nos negócios e no setor público.

Porque o brasil precisa de design.

Fórum Brasil Design
www.forumbrasildesign.org.br
março de 2009"

Postagens mais visitadas deste blog

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr

Nova Tabela Referencial ADEGRAF 2013-2015

A nova Tabela Referencial da ADEGRAF está disponível para download! É uma importante ferramenta para os designers elaborarem os valores dos serviços de design. Acesso por ( Link ) e QRCode