Pular para o conteúdo principal

Prêmio Adegraf de DESIGN GRÁFICO 2008

Pelo terceiro ano consecutivo a Adegraf apoiou o Prêmio Jorge Salim de Excelência Gráfica, conferido pelo Sindigraf a indústria gráfica do Distrito Federal. Uma grande festa dia 28 de março no Clube do Exército.

A elogiada programação visual do evento, assim como os troféus, foram desenvolvidos pelos associados Daniel Perfeito e Wagner Alves. Esse trabalho, entre outros, faz parte da parceria entre o sindicato e nossa associação.


Na mesma ocasião, a Adegraf premiou os 3 melhores projetos gráficos dentre as 282 peças classificadas para o Prêmio Jorge Salim. Essa foi a primeira premiação da Adegraf aos criadores dos projetos que pretendemos seja repetida e ampliada nas próximas edições. Fizeram parte da comissão julgadora Claudia El-moor, Fernando Rabello e Daniel Perfeito.

Os premiados foram:

1º lugar - Wagner Alves com o livro "Vinhos no Sertão" para a CNI e Senai.


2º lugar - Mauro Martins com o cardápio "Café Cassis".

3º lugar - Masanori Ohashi com o livro "Metodologia de Mapeamento Cultural Colaborativo" para a Equipe de Conservação da Amazônia-ACT Brasil.

A visibilidade proporcionada pelo evento nos faz reconhecidos pela indústria gráfica local e seus clientes. Esse é mais um passo na divulgação de como o DESIGN GRÁFICO pode proporcionar aos projetos melhores soluções de comunicação, desenvolvimento e custo. Dessa forma, a Adegraf segue com seu comprometimento em valorizar o DESIGN e o DESIGNER.

Postagens mais visitadas deste blog

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

Criação do Fórum Brasileiro de Design

Atenção: notícia exclusiva publicada em primeira mão pelo blog políticas de design hoje, dia 28 de novembro de 2008, foi criado, no centro design rio, o fórum brasileiro de design, entidade que se propõe a congregar as associações profissionais e acadêmicas e os centros de promoção de design brasileiros, estabelecendo, pela primeira vez, uma consonância de propósitos e atuações de toda a comunidade de design brasileira. o fórum brasileiro de design nasce da conclamação das associações reunidas durante a brazil design week, no sentido de se promover o alinhamento da atuação e de reivindicações, criando massa crítica e representatividade para se dialogar com o governo no planejamento e execução de políticas públicas de design e na realização coordenada de ações de promoção do design brasileiro. neste sentido, o fórum será um organismo supra-institucional, de representatividade conjunta de todas as associações e centros de promoção quando isto se fizer necessário. o fórum não pretende ser