Pular para o conteúdo principal

Notícias da Reunião de 31/7/2007


Com a presença de catorze associados, a Adegraf realizou mais uma reunião mensal no bar Empório Tradição.

Encontro de Profissionais de Design

Foi feito um relato rápido sobre o Encontro de Profissionais de Design (EPD), em Florianópolis e sobre os cinco grupos de trabalho resultantes do evento, dos quais a Adegraf participa de quatro: unificação das associações; Dia Nacional do Design; políticas públicas; elaboração/atualização do Glossário de Design. O relatório completo sobre o evento ainda está em fase de finalização pela coordenação do EPD/Florianópolis e tão logo esteja pronto, será divulgado.

Para que o movimento dos profissionais tenha continuidade, já ficou definida a data da próxima edição do encontro. Será em Brasília, de 18 a 21 de abril de 2008. A Adegraf já deu início ao planejamento desse evento.

Dia Nacional do Design

O Dia Nacional do Design foi uma idéia que surgiu no 16º NDesign, de Brasília, e que ganhou força no EPD. A idéia é fazer uma divulgação nacional simultânea do Design, no Dia do Designer, em 5 de novembro deste ano. Dessa forma, pretende-se levar à sociedade, por meio de diversas ações e da mídia, informações sobre o que é Design. O evento em Brasília está sendo coordenado pela Adegraf. Mais informações serão divulgadas futuramente pelo site.

Parcerias

Também na reunião foi feito um levantamento de empresas a serem prospectadas pela Adegraf para proposição de parcerias. As áreas lembradas foram: brindes, ensino, gráfica convencional, gráfica rápida, livraria, papelaria/material de escritório, sinalização, software/hardware, uniformes, registro de marcas e patentes, provedor e hospedagem, espaço para eventos. As empresas que tiverem interesse em realizar parcerias com a Adegraf, podem entrar em contato pelo e-mail vicepresidencia@adegraf.org.br.

Palestras para estudantes do 2º grau

Foi criado um novo Núcleo de Ação que irá elaborar e realizar palestras para estudantes do 2º grau do DF. Com essa ação, a Adegraf irá levar aos jovens informações sobre todas as atividades envolvidas pelo Design, auxiliando na escolha profissional e orientando os interessados sobre os caminhos que podem ser seguidos para o exercício da atividade. As escolas serão contatadas no momento apropriado, mas quem tiver interesse na palestra pode entrar em contato com o Ricardo Brancaglion pelo e-mail ricardo@sbdesign.com.br.



Postagens mais visitadas deste blog

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr

Ano Novo Laranja

A Holanda recebe 2019 com a 50ª edição de uma divertida ação de marketing.   Enquanto o Brasil sofre com os escândalos de seus laranjas políticos, a Holanda adota a cor - tradicionalmente associada à família real Oranje-Nassau - em seu uniforme de futebol e na principais festividades nacionais. Entre elas, uma recente tradição iniciada na década de 1960 ficou associada a uma bem sucedida campanha promocional identificada por um gorrinho laranja: o Mergulho do Ano Novo — em holandês, Nieuwjaarsduik . Inspirados por um clube de natação canadense - o Polar Bear Swim Club - que desde a década de 1920 repete o feito anual, nadadores holandeses passaram a saudar o ano novo no dia primeiro de janeiro com um mergulho no gelado Mar do Norte. Em 1965 o Nieuwjaarsduik chegou à Scheveningen, um dos oito distritos da capital política do país, Den Haag, e a praia mais famosa da Holanda. O que começou com apenas oito nadadores ganhou popularidade e se tornou um evento organizado pela