Pular para o conteúdo principal

Notícias do Encontro de Profissionais de Design – EPD

O Encontro que se encerrou na manhã de domingo (15 de julho) contou com a participação de 25 profissionais de todo o Brasil, reunidos para debater os dois temas em pauta – Mercado e Política.

A Adegraf foi representada por quatro associadas: Claudia El-moor (presidente), Tereza Pires (2ª secretária), Suzana Curi e Daniela Garrossini, que levaram para os participantes um material impresso sobre a associação. As discussões impressionaram a todas, que sentiram muita abertura às idéias apresentadas. Mas o que mais chamou a atenção foi a disposição de união entre as associações.

Dentre os assuntos debatidos, destacaram-se: a formação de um Conselho Nacional; o Dia do Design, com ações em todo o Brasil; um glossário único sobre Design.

Na sexta pela manhã estavam em pauta as associações de Design e a promoção do Design. À tarde, Código de Ética e as práticas profissionais e, à noite, regulamentação e a unificação da terminologia. No sábado foi discutida durante a manhã a formação acadêmica do Design (dos estudantes e dos professores) e o que pode ser feito para a melhoria das quase 350 escolas de ensino de Design. À tarde falaram sobre políticas públicas. No domingo pela manhã foi encerrado o EPD, com o planejamento de divulgação das idéias geradas pelos debates.

Em breve publicaremos o resultado oficial do encontro aqui no site. Confiram algumas fotos do encontro.




Postagens mais visitadas deste blog

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

Terminologia básica no design de marcas

As terminologias ou nomenclaturas são o conjunto de termos particulares, designações ou palavras dentro de uma ciência, profissão, convenção ou empresa. Elas ajudam no entendimento coletivo sobre determinado assunto, dando a definição e descrição de termos utilizados naquela área. Ou seja, dão significado às expressões para que os profissionais e o público em geral possam utilizá-las de forma correta. Outra vantagem é a uniformização desses termos, dando unidade e evitando mal entendidos. No design gráfico isso não é diferente, no dia a dia usamos muitos termos bem característicos e outros que também já caíram na "boca do povo". Porém muitas vezes percebemos o uso incorreto de alguns termos. O glossário de termos dentro do design gráfico é grande, mas para começar escolhi alguns termos mais usuais, aqueles mais ligados ao Design de Marcas. Creio que esse artigo poderá contribuir para que possamos falar a mesma língua e difundir esses termos em sua forma mais exata. LOGOTI

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr